---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Hidrografia e Biodiversidade

Publicado em 12/11/2013 às 13:34 - Atualizado em 12/11/2013 às 13:25

 Recursos Hídricos

Quanto à hidrografia o município é banhado pela bacia do rio Chapecózinho com os seguintes afluentes: Rio Passo Ferraz e Rio Formigas. A poluição dos rios e nascentes, seja por dejetos líquidos, resíduos sólidos ou agrotóxicos é preocupante no município, visto que a população rural é abastecida através de fontes naturais, e a população urbana por poços profundos, sendo que alguns foram perfurados sem lograr êxito.

Os recursos hídricos, com fontes e nascentes que afloram do lençol freático atendem as necessidades, porém é freqüente a falta de água quando ocorrem estiagens. A açudagem é fator de armazenamento de água, assim como fonte de pescado, sendo que a área total alagada do município é de aproximadamente 20 ha, porém, a distribuição desta área se concentra em poucas propriedades.

Biodiversidade

A cobertura vegetal nativa é formada por Mata Umbrófila Mista. Atualmente existe grande desmatamento de áreas com declividade acentuada para dar espaço as lavouras de milho e feijão, deixando-as suscetíveis a degradação.

Apesar de entraves na dimensão ambiental, Bom Jesus caracteriza-se por ter potencial de aproveitamento dos recursos naturais existentes, algumas reservas florestais em algumas propriedades podem manter preservadas a flora e a fauna, mas os cursos do rio Chapecózinho sofrem em certos pontos com a pouca cobertura vegetal de mata ciliar, devendo se dar atenção especial a este problema.

Assim, o respeito ao ambiente e sua exploração ecologicamente correta, podem transformar-se em locais de lazer e de oportunidades de trabalho e renda.